sexta-feira, 7 de junho de 2013

Maionese de Novela! (Salada de Batatas)


Se tem uma coisa que sei fazer bem é a tal da maionese.
Sou suspeita de falar, mas minha maionese tem fãs, temos vários amigos que quando vem em churras aqui em casa ou quando me convidam para churras em outros lugares sempre pedem para que eu a faça, um deles até diz que parece maionese de novela rsss, daquelas que você vê na telinha e já fica com água na boca.
Então de tanto falarem dela resolvi tentar passar um passo a passo da receita, mas tudo vai do seu gosto também, aqui em casa não gostamos de muita coisa misturada, é batata, tomate e temperinho verde, algumas vezes incluo cenoura, mas é só, nada de salsicha, milho e ervilha, mas se você gosta use e abuse porque o segredo da minha não está nos ingredientes e sim no molho, no ponto do molho.
Domingo para mim sem maionese não é domingo, e se não tiver uma carninha no espeto no domingo eu e o maridão fazemos qualquer dia da semana, até na segunda rsss e lá estará ela, a maionese acompanhando.

Bom vamos ao passo a passo.

Eu cozinho as batatas no microondas do jeito que já ensinei aqui, mas se preferir cozinhe a sua própria maneira, eu gosto no microondas pois me parece que elas ficam mais saborosas já que não perdem seus nutrientes na água, após cozidas e descascadas pique.
Sobre medidas eu conto uma batata grande por pessoa.


Enquanto as batatas cozinham você já pode ir picando o temperinho verde e os tomates, eu utilizo um tomate para cada três ou quatro batatas.
Corte o tomate ao meio e retire as sementes para que não fique aguada sua maionese, depois pique.


Adicione sal a gosto, eu utilizo aquele que já vem misturado com pimenta. É importante salgar neste momento, pois, as batatas puxam mais o sal antes de misturar o molho.


Misture bem e reserve.


Molho eu bato no mixer ou liquidificador, é bem mais prático e rápido.
Não tem erro, é só seguir uma dica, nunca funcione o mixer antes de colocar azeite, não bata o ovo sozinho pois na minha experiência ele desanda, então coloque um pouco de azeite antes de começar a bater.
Eu nunca coloco água ou vinagre no molho para fazer render mais então atenção na medida, para até cinco batatas um ovo, mais que isso vá multiplicando. Nesta da foto tinha umas sete batatas, então utilizei dois ovos. Também preste atenção ao tamanho dos ovos, eu sempre compro dos grandes.


Mãos a obra, vá adicionando azeite e batendo até chegar neste ponto aí da foto, bem firme, sabe o ponto de clara em neve, é isso aí, bem firme, nada de molho aguado. Este é o meu SEGREDINHO! 
Se quiser pode adicionar temperinho verde para dar uma corzinha no molho.


Misture bem, acerte o sal se necessário, coloque um enfeitinho e bom apetite!
Depois é só malhar uma semana para perder as calorias, mas vale a pena visse kkkkk


Fácil fácil!
Receba elogios! \o/




3 comentários: